Brasília

Conflitos, Raiva e Limites à luz da CNV

Aprofundamento* em Comunicação Não-Violenta dia 08 de Março

*Pré-requisito: treinamento introdutório em CNV

Nesse curso vamos revisar os principais conceitos e distinções da Comunicação Não-Violenta, com um olhar para as transformações de conflitos, abordando, ainda, temas importantes para lidar com conversas difíceis, limites e raiva; tirar as dúvidas mais frequentes; e trazer exercícios práticos para você se experimentar caminhos possíveis para cuidar da sua forma de se relacionar com os outros e com você mesmo.

Lidando com situações conflituosas

Em nosso cotidiano, é comum nos depararmos com conflitos, que impactam a nossa conexão com aqueles mais próximos ou mesmo com aquelas pessoas com as quais não temos tanta convivência, mas que a qualidade do relacionamento, de alguma forma, nos importa.

Por vezes, encontramos dificuldades de expressar nossos reais limites ao outro ou mesmo para entender os limites alheios, principalmente quando eles são expressados de forma acusatória.

E, se junto com estes conflitos e ausência de limites, vêm episódios de raiva, pode ser ainda mais desafiador partir para os próximos passos. E pode ser trágico quando as estratégias escolhidas para seguir não servem à vida e aos relacionamentos que queremos co-criar em nossas vidas.

O propósito deste curso é apoiar o acesso à recursos internos para lidar com situações de conflito, sem entrar na luta, na fuga ou no congelamento, de modo a frear o escalonamento do conflito. E, a partir deste lugar , encontrar possíveis caminhos para cuidar do que realmente importa, construindo cenários de (re)conexão, consigo e com o outro.


O curso será tão participativo e experimental quanto possível. Alternaremos entre a explicação de conceitos e práticas em pequenos grupos e exercícios juntos.

O curso terá como pontos focais

01

O papel dos conflitos e como transformá-los a partir da CNV

04

Como construir uma relação saudável e comunicar limites de maneira construtiva

02

Gatilhos emocionais e o papel da autoconexão em situações de conflito

05

Qual é o papel e como lidar com a Raiva

03

Conectando com maior clareza às necessidades e refinando a expressão a partir deste lugar.

06

Exercícios práticos que nos levam à reconexão

Para quem é esse curso?

group.png

Pessoas interessadas em conhecer a transformação de conflitos a partir da CNV

Praticantes e multiplicadores da CNV, que desejam aprofundar a sua prática

Agentes de transformação, que buscam mais ferramentas para apoiar a sua atuação

Garanta a sua vaga neste curso presencial