São Paulo

Comunicação Consciente

Introdutório em Comunicação Não-Violenta dia  04 de Abril

A visão simples e poderosa da CNV permite o reencontro com um natural estado de compaixão humana, onde não há lugar para a violência, e sim espaço para uma comunicação fluida, efetiva, clara e profundamente conectada com o que é importante.

Reconexão com capacidade de empatizar

Mais do que uma forma de se comunicar, a comunicação não-violenta (CNV) é a reconexão com a capacidade de empatizar com o outro e consigo mesmo.


Marshall Rosemberg, pesquisador e criador da proposta, conta que a CNV nada mais é do que uma série de conhecimentos centenários traduzidos em uma perspectiva atual e prática. É entrar em contato com as mais profundas necessidades humanas que todos compartilhamos, e interagir com o outro a partir desse olhar.


A CNV é bastante simples de compreender intelectualmente, mas difícil de modelar na realidade devido à sua natureza experimental, à mudança na mentalidade e à consciência emocional que ela requer.


Nesse curso vamos abordar: os principais conceitos e distinções da Comunicação Não-Violenta, além de sua essência e visão de mundo; os mitos e os desafios que encontramos na hora de praticar; tirar as dúvidas mais frequentes; e trazer exercícios práticos para você se aproximar desse novo modo de se relacionar com os outros e com você mesmo.


O curso será tão participativo e experimental quanto possível, alternaremos entre a explicação de conceitos e práticas em pequenos grupos e exercícios juntos.

O curso terá como pontos focais

01

O que é empatia e escuta empática na prática

04

As quatro maneiras de escutar qualquer mensagem.

07

A importância dos sistemas de apoio.

02

Essência da CNV: o que são necessidades e qual o papel dos sentimentos.

05

Os quatro compontentes da CNV e as principais distinções.

08

Além de exercícios práticos em duplas e grupos para incorporação do conteúdo.

03

A Transformação da CNV: construindo pontes do Paradigma da Dominação para o Paradigma da Parceria

06