Livro Ciranda do Ser - Comunicação Não-Violenta para Crianças

A Ciranda é um tipo de dança e música característica pela formação de uma grande roda. É um momento de união, de brincadeira e de alegria.   


O Livro Ciranda do SER surgiu de um momento de inspiração musical da autora Cristina Lobato após anos de estudo e prática sobre Comunicação Não-Violenta, CNV para os mais íntimos.  


A ideia de transformar a Ciranda em livro surgiu em 2018 ao conhecer a Editora Bem Cultural de Petrópolis/RJ. 


O livro é parte do Projeto Ciranda do SER, mais um recurso para realização de encontros nas escolas e nos espaços públicos com educadore(a)s para apresentar a Comunicação Não-Violenta e realizar a doação do livro para biblioteca.


Foram considerados os valores da diversidade, da inclusão, da colaboração e da sustentabilidade na sua criação. 

O ilustrador Rodrigo CB deu vida aos personagens para que representassem diferentes etnias, pessoas com deficiência e há proposta de evidenciar o protagonismo tanto do feminino quanto do masculino.


A tradução feita por Valkiria Mayo permite que o livro seja lido por pessoas que dominem o idioma inglês, bem como possa ser utilizado no processo de aprendizagem da língua inglesa.


O papel reciclável é uma lembrança dos ciclos da Terra, da nossa corresponsabilidade pelo ambiente e do meu propósito em inspirar futuros desejáveis. A abelha que compõe o nome do livro é a mascote do Projeto e também um alerta para o impacto da possibilidade de extinção das abelhas e consequente ameaça para a reprodução de muitas espécies vegetais. 




O livro foi gestado como um recurso para aproximar as pessoas da Comunicação Não-Violenta de forma mais lúdica... permitindo que cada um possa acessar a sua criança interior.


A proposta é que o livro seja um elemento de interação com as crianças, seja por meio dos desenhos que podem ser coloridos ou das páginas para escrever, seja como um convite a conversas sobre sentimentos.

Na nossa educação não é comum falarmos sobre as nossas emoções, afetos ou sentimentos, então esse livro chega com essa abertura para uma auto-observação.


Você saberia dizer como está se sentindo agora?


Segue uma lista com vocabulário para apoiar você nessa missão:


à vontade, alegre, alívio, angústia, animado(a), encantado(a), apatia, aversão, repulsa, ciúme, concentrado(a), confuso(a), culpa, curioso(a), empolgado(a), desapontamento, pesar, desprezo, nojo, dor , euforia, impotência, medo, preocupado(a), raiva, fúria sereno(a), sobrecarregado(a), solidão, tristeza, vergonha, vibrante.


Sobre a Autora


Cristina Lobato

Sonhadora desde nascença, é hoje Agente de Cultura de Diálogo: facilita encontros, realiza mediação de conflitos, atua como anfitriã de eventos e compartilha suas práticas de Yoga e Comunicação Não-Violenta com crianças de todas as idades.

Diretora de Projetos Especiais do Grupo I CAN, é advogada formada pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestranda em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Pesquisadora sobre Justiça Restaurativa, Práticas Restaurativas e Mediação de Conflitos.

Atua como mediadora na Câmara de Mediação e Arbitragem CAMES Brasil. Professora convidada no FGV Law Program. Desenvolve projetos com metodologias colaborativas, como o Dragon Dreaming, tendo como base o desenvolvimento pessoal dos participantes, o fortalecimento da rede/da comunidade e a sustentabilidade ambiental das ações.

Esse primeiro livro é fruto de uma inspiração musical da ciranda, música e dança tradicional brasileira, que em formato de roda celebra e resgata a nossa criança interior. É um convite para uma convivência com mais conexão e com mais alegria, valorizando cada ser de forma integral.



Apoie para tornar esse projeto uma realidade:


O Projeto Ciranda do Ser iniciou um financiamento coletivo com o objetivo de custear a edição e impressão do livro, além possibilitar a doação de exemplares do livro para bibliotecas de escolas públicas.


 O livro após o lançamento vai custar R$ 30,00, mas na pré-venda você garante o exemplar a R$ 25,00.


Se você tem uma instituição e quer levar o Ciranda do SER até lá, o Projeto abre caminhos para isso em seu financiamento coletivo.


Contribua aqui: https://benfeitoria.com/cirandadoser


Quer saber mais? Escreva para cirandadoserCNV@gmail.com

1,515 visualizações

CLN 303 Bl. A Sala 203

Brasília - DF

Receba atualizações

Treinamentos corporativos (Luciana): (61) 99919-1708

Cursos abertos e outros assuntos (Erika): (61) 99999-8628

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

© Instituto CNV Brasil 2019