Quero ser treinador de CNV, e agora?


Quando entramos em contato com a Comunicação Não-Violenta pela primeira vez , seja por algum vídeo na internet ou a partir da leitura do livro escrito pelo Marshall Rosenberg, a pergunta que normalmente nos visita é: Como posso incorporar a CNV no meu trabalho?


Ou outras variações:

- Como inciar o meu grupo de prática?

- Como saber que já estou pronto para dar um treinamento de CNV?

- Quero fazer uma palestra sobre CNV, por onde começo?

- Isso vai ajudar muito meus clientes! Como utilizar no meu consultório (ou prática de coaching)?


Essa foi a pergunta que nós quatro, Cris, Jade, Lili e Nolah (co-fundadoras do Instituto CNV Brasil) nos fizemos e, entre diferentes cursos e capacitações sobre o tema, conhecemos o CNVC - e com ele, a resposta para a pergunta que nos inspirava tanto estudo e ação.


O CNVC - Center for Nonviolent Communication - é o centro internacional fundado pelo próprio Marshall Rosenberg e tem como visão que uma massa crítica da população mundial utilize a Comunicação Não-Violenta para solucionar diferenças de maneira pacífica.

Essa instituição desenvolveu o processo para se tornar um Treinador Certificado com os objetivos de formar uma comunidade global de pessoas engajadas no ensino da CNV para auxiliar a realização de sua visão, além de preservar a integridade do processo de ensino da CNV para as próximas gerações.


Conheça mais sobre esse processo aqui: https://www.institutocnvb.com.br/blog/certificao-cnv-cnvc


Quando percebemos que essas perguntas estavam sendo compartilhadas por tantos de nós, brasileiros catalisadores de mudanças, firmamos o compromisso do Instituto CNV Brasil de possibilitar que o processo de Certificação junto ao CNVC seja vivido no nosso país.


Esse compromisso carrega a intenção de promover um caminho de aprofundamento, além de fortalecer a comunidade CNV no Brasil - conectando-a com a comunidade global já existente - e empoderar aqueles que, como nós, escolheram incorporar a CNV em seus trabalhos. Reconhecemos com gratidão os treinadores pioneiros que tem um histórico sério e consistente de ensino da CNV em nosso país e viemos para somar a esse movimento.

É importante ressaltar que o CNVC incentiva que, independente de sua escolha de seguir ou não a Certificação (reconhecendo que esse é um compromisso de longo prazo), você continue compartilhando essa linguagem e visão de mundo em seus ambientes. Para isso, a instituição fornece uma série de diretrizes para o compartilhamento da CNV por treinadores não-certificados [cnvc.org] com alguns pedidos, como por exemplo, que você forneça clareza que o seu compartilhamento é baseado na sua própria experiência da CNV.


É, portanto, essa a nossa sugestão: durante a preparação para se tornar treinador, busque diferentes capacitações com treinadores diversos, participe de grupos de prática (ou crie o seu), se comprometa com reflexões e ações para construir pontes do paradigma da dominação para o paradigma da parceria e... em seus diálogos internos e nas mais variadas relações: experimente, experimente, experimente.

Seguindo ou não o caminho de Certificação, celebramos participar dessa comunidade com interesse crescente em conhecer, viver e promover a CNV em nosso país, e seguimos juntos fortalecendo o propósito de eliminar a violência invisível presente nas relações e na sociedade.


Informações extraídas do site cnvc.org.

Autora: Jade Arantes.

1,538 visualizações1 comentário

CLN 303 Bl. A Sala 203

Brasília - DF

Treinamentos corporativos (Luciana): (61) 99919-1708

Cursos abertos e outros assuntos (Erika): (61) 99999-8628

Receba atualizações

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

© Instituto CNV Brasil 2019