Você cuida da sua mente?

Atualizado: 14 de Dez de 2019


Num bate papo fechado com aproximadamente 20 CEOs brasileiros o autor Yuval Noah Harari, entre os mais vendidos com livros como Sapiens, falou sobre a evolução do trabalho e do ser humano. Uma de suas falas foi que no futuro do trabalho a educação será mais voltada para o desenvolvimento de soft skills, isto é, habilidade emocionais e relacionais. Outro ponto de destaque que ele trouxe foi da importância pro futuro de cuidarmos da nossa mente. E aí entra a meditação na percepção dele. Ele diz que no trabalho cada vez mais líderes e CEOs estão num lugar de tomada de decisão e delegação de tarefas, mas algo que não é possível delegar é o nosso desenvolvimento pessoal. Yuval diz que

a meditação é o mecanismo mais eficiente que ele conheceu até o momento que pode lhe apoiar a se conhecer.

A meditação pode ser praticada de várias maneiras, hoje a que é mais utilizada no mundo organizacional é a meditação Mindfulness. Está é uma prática milenar que nos convida a estar no momento presente, de forma atenta, sem julgamentos. Mindfulness ou atenção plena como é chamado no Brasil, fala deste estado de presença e consciência. A meditação apoia a alcançarmos este estado, mas existem várias maneiras de se estar “mindful”.


Se você conhece a CNV talvez já tenha vivido uma conversa trágica mesmo após ter feito cursos, lido livros, praticado... Algo que influencia nesta situação é o quanto você percebeu o que estava acontecendo no momento presente.


Quando estamos numa conversa por exemplo, se paramos um momento para respirar e identificar como estão nosso corpo, nossa respiração, perceber pensamentos que estão surgindo, isto aumenta as chances de agirmos de forma consciente e evitarmos reações automáticas de agressão ou submissão.

Faça um teste, pense numa conversa que você teve no trabalho que não foi da forma que gostaria. Naquele momento, você estava ciente como estava se sentindo e os pensamentos que estavam passando?


Na maioria das vezes, as nossas conversas trágicas acontecem quando atropelamos os sentimentos presentes, nos deixando ser dominados por eles e perdendo contato com nossas necessidades e nossa intenção.


Segue aqui algumas dicas de como levar mais esta presença para seu dia a dia do trabalho:


  1. Durante o dia tente observar 5 ciclos de respiração (inspiração-expiração), se ajudar, associe isto a alguma atividade rotineira como beber água, se sentar na sua cadeira ou abrir o e-mail. Esta prática simples já lhe ajuda a se conectar com o momento presente.

  2. Antes de enviar um e-mail delicado, respire, de repente beba uma água e retorne para ler o e-mail com mais conexão.

  3. Medite. Se possível 10 minutos todos os dias, existem aplicativos como Insight timer que apoiam nesta prática regular. Quanto mais praticar, mais à mão terá os caminhos para a presença.

Caso queira se aprofundar mais neste tema lhe convidamos a conhecer o nosso curso online de CNV e Mindfulness aplicado ao ambiente de trabalho: https://www.institutocnvb.com.br/mindfulness-e-cnv


Autoria: Nolah Lima

0 visualização

Brasília - DF

Receba atualizações

Treinamentos corporativos (Luciana): (61) 99919-1708

Cursos abertos e outros assuntos (Erika): (61) 99999-8628

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

© Instituto CNV Brasil 2019