Fairy Lights

Perguntas Frequentes

Existe "Formação em CNV"?


A CNV, muito mais que uma matéria, é como uma nova lingua. Assim como aprender inglês ou alemão, para nos tornarmos fluentes, precisamos, além de aprender a gramática, treinar, entrar naquele mundo e conviver com pessoas fluentes nessa linguagem.
Quando pensamos em um aprofundamento em Comunicação Não-Violenta, pensamos nesse caminho para nos tornarmos fluentes, ou seja, aplicarmos a CNV em nossas vidas de forma natural e fluida. Isso englobaria não só a gramática (tudo o que podemos escrever e compartilhar sobre a CNV), mas também a prática.
Por esse motivo e também por percebermos a dominação contida em nossos sistemas de aprendizagem, a comunidade CNV questiona a a legitimidade de uma formação como um fim, ou seja, se você quer se aprofundar, o caminho é buscar conhecimento, mas mais ainda, buscar viver a CNV em sua vida, na prática.




Mas como me aprofundar nessa linguagem?


Se você deseja tomar essa decisão de vida, o caminho é simples: prática, comunidade e tempo. E há diferentes caminhos para isso. O primeiro e mais natural caminho é a imersão do aprendizado em seu dia a dia com a sua comunidade. No Brasil, a comunidade CNV tem crescido abundantemente composta por pessoas altamente engajadas e dispostas a compartilhar o que sabem. Se envolver em treinamentos e grupos de práticas já existentes, além de seguir em seu treino diário é um lindo caminho que incentivamos que percorra.




Como me tornar treinador em CNV?


Se você busca ser treinador, antes de tudo, pense se você realmente quer seguir com profundidade na prática. CNV sem prática é como saber a gramática sem falar a língua. Caso seja o seu desejo compartilhar a CNV, recomendamos que inicie participando de de um curso introdutório e siga se aprofundando experimentando a CNV com diferentes facilitadores. Aqui no instituto você pode fazer o Programa desenhamos para esse aprofundamento. Se quiser, você também pode se aventurar em cursos internacionais. Conheça o CNVC - Center for Nonviolence Communication, centro criado pelo próprio Marshall Rosenberg para preservar o compartilhamento da CNV pelo mundo. Infelizmente não há muitas informações em português, ainda assim recomendamos a leitura dos seguintes links: https://www.cnvc.org/ - Se busca ser treinador e não tem interesse na certificação (esta também é uma opção): https://www.cnvc.org/guidelines




O que fazer para conseguir aplicar a CNV na prática?


Esse pode ser o maior desafio no caminho de aprendizagem da CNV. E é por isso que para incorporar a CNV em profundidade recomendamos: - Crie uma grupo de apoio - é fundamental que você não esteja sozinho em seu caminho de aprendizagem, ter outras pessoas que também estão incorporando a CNV em suas vidas ao seu lado é fundamental para que você possa sustentar o processo. Aqui apoiamos este processo com os Círculos Empáticos, vocês consegue saber mais sobre eles clicando aqui. - Faça um diário de prática - rever as situações do seu dia pelas lentes da CNV, mesmo que você não tenha conseguido praticar durante o dia já é um lindo começo. - Siga treinando - se puder, participe de vários treinamentos introdutórios. A CNV é simples, temas mais profundos começarão a aparecer após muito praticar. Saiba mais sobre os nossos cursos aqui.




Cheguei agora, por onde começo?


As leituras dos livros de Marshall Rosenberg são um potente início para a CNV, mas a combinação com a prática é muito, muito importante! Então recomendamos que inicie com o treinamento introdutório ou, caso queira viver uma imersão, comece pelo Programa Intensivo de Cpacitação em Comiunicação Não-Violenta. Veja a nossa agenda de próximos treinamentos aqui.




Por quanto tempo tenho acesso às aulas gravadas?


Você terá acesso as aulas gravadas por 1 ano após a realização da aula. Veja as turmas com inscrições abertas.




Já fiz o curso introdutório em CNV. Qual o próximo passo?


Que alegria te ter conosco nessa prática! Agora pode pode seguir mergulhando nos conceitos fundamentais da CNV participando do Programa Intensivo de Capacitação em Comunicação Não-Violenta ou de uma das próximas jornadas com treinadores convidados.




Não pude comparecer a aula ao vivo. E agora?


Sentimos por isso. Sua presença teria acrescentado muito ao aprendizado de todos e é essencial caso tenha a intenção de receber o atestado de participação. De qualquer maneira, as aulas ficam gravadas para que você possa acompanhar o conteúdo após o dia do treinamento. Você receberá o acesso à plataforma de treinamentos por e-mail e terá acesso a todas as gravações pelo período de um ano.




O Programa do Instituto me capacita para ser facilitador(a) ou treinador(a) em CNV?


Diferente de outras metodologias, para ser um treinador e multiplicar a CNV não é necessário um certificado ou uma especialização. O convite para aqueles que decidem se tornar treinador em Comunicação Não-Violenta é que o façam a partir da sua experiência, escolhendo o aprendizado aprofundado, a busca por viver a CNV e pratica-la de forma contínua. O programa irá oferecer os contextos para exatamente isso. Sendo assim, do ponto de vista técnico, SIM você terá a base necessária para atuar como treinador. Um aspecto que vamos aprofundar em outros treinamentos, mas que não está incluso no programa, são práticas de facilitação, com isso, mesmo com o programa você seguirá tendo espaços de aprendizagem para cada vez mais melhorar a forma como multiplicará a CNV em sua vida. Existe um processo internacional de certificação oferecido pelo Center for Nonviolent Communication - CNVC (fundado por Marshall Rosenberg, o criador da CNV). Todos os nossos treinadores convidados são certificados por lá e nossas treinadoras Cristiane, Jade, Liliane e Nolah estão no processo. Esta jornada de certificação do CNVC dura cerca de 5 anos e é acompanhado por mentores e assessores já certificados pelo CNVC. As vídeo-aulas com os treinadores convidados que você terá no programa já contam como horas de treinamento caso futuramente você escolha seguir esta jornada junto ao CNVC. Mais informações em: www.cnvc.org.