As 3 mentes que criam nossa realidade

Você conhece a ideia de que há 3 mentes que criam a nossa realidade? Ou seja, 3 mentes pelas quais enxergamos e interpretamos o que acontece em nossas vidas. Vou te contar algo que aconteceu comigo para explicar mais sobre essas 3 mentes: Era noite, 21h do dia primeiro de janeiro, minha neném de 1 ano e meio corria pela sala como quem nunca mais vai querer dormir, eu já sentia a minha garganta arranhar. "Chegou a minha vez", pensei, resquícios da faringite que ela e meu marido já haviam pegado. Meu marido olha para minha cara franzida e abatida e diz: "Amor, você está escutando qual das suas mentes?"


Este é o problema da gente compartilhar aquilo que aprendeu com quem a gente ama, depois estas pessoas voltam e nos ensinam novamente o que esquecemos kkkkk. Ele estava falando de um conceito muito marcante que aprendi em minha vida, o da mente positiva, mente negativa e mente neutra. Algo simples, mas incrivelmente transformador e que me ajudou muito a estar mais consciente da maneira que vejo (e principalmente interpreto) o mundo.


As mentes positiva e negativa e como influenciam em nossa realidade


Nossa mente por vezes funciona como um pêndulo, indo de um extremo a outro. Por exemplo, este ano quero escrever um livro. A mente positiva me traria pensamentos como "Vai ser incrível! Certeza de que vai fluir, que até fevereiro já saiu! Será um livro belíssimo, que vai tocar e inspirar as pessoas! Uau! Que tudo! Será bem aceito e vai esgotar rapidinho!".


Aí, sigo minha mente positiva, acontece algo diferente do que ela havia planejado, talvez no primeiro dia em que tento escrever eu travo ou chegou fevereiro e nada de livro. Putz! O pêndulo da mente me joga para onde? Para a mente negativa: "Quem eu estava pensando que era? Melhor desistir logo… É uma enorme ilusão achar que vou dar conta. Vou decepcionar tanta gente que trabalha comigo… Vou já avisar que não vai acontecer e pronto."


É incrível como estas duas caminham juntas… A mente positiva tem um papel bem legal de nos trazer energia, de sonhos, de visualização, mas ela carrega o perigo da frustração, da ilusão de controle de como as coisas deveriam ser. E a mente negativa também pode trazer alertas, falar do que é importante para nós, perigos que podem vir à frente, mas junto, vem a paralisia, a depressão o desistir antes mesmo de começar, a pré-ocupação…



A mente neutra: encontrando o centro com a Comunicação Não-Violenta


E entre os extremos do pêndulo temos a mente neutra. Olha essa, até hoje, para mim não vem de forma natural, mas vem de forma intencional. É um exercício que nos convida a respirar fundo e acalmar o coração para que o pêndulo encontre o centro. A partir da Comunicação Não-Violenta fui aprendendo a exercitar na mente neutra um foco maior em sentimentos e necessidades, em observações e pedidos, e assim criando uma realidade com a qual tenho mais recursos para lidar.


A mente neutra seria algo como: "Uau! Como a ideia de escrever este livro me anima! Percebo que existe uma vontade grande de fazer acontecer, que este movimento me traz energia, propósito e senso de contribuição. Me conto que talvez seja desafiador, não tenho tanta experiência em escritas assim, talvez seja um projeto que vá além deste ano. O que mais quero é fazer algo que apoie o meu projeto com minha sócias." Percebe a diferença desta mente para as outras duas?



Reconhecendo em que mente estou e criando uma nova realidade


Voltando à minha noite do dia primeiro, respondendo ao meu marido, eu estava na mente negativa. Olhava para minha neném e todo aquele contexto e pensava "É isso, não vou ter mais tempo para mim, ela não vai mais dormir, e ainda vai acordar 5h da manhã, minha saúde não vai aguentar.". Fiz o movimento para mente neutra: "Percebo que estou cansada e preocupada com a minha saúde. Hoje está sendo um dia diferente para minha filha, talvez ela esteja animada com novas habilidades, como me dá alegria ver ela saudável e feliz. Vamos ver como serão os próximos dias, talvez eu e meu marido tenhamos que reorganizar nossa rotina para que ela descanse bem e nós também. O que eu mais quero cuidar é de espaço, descanso e saúde."


Talvez, lendo estes exemplos que coloquei, você não se identifique tanto. Te faço um convite, experimente observar mais se está na mente positiva, mente negativa ou mente neutra e perceber se, só de se dar conta de qual mente está, isso muda algo em como está criando a sua realidade no momento. Depois conte para gente como isso te apoiou. Quem sabe compartilhe este texto com alguém querido, pode ser que esta pessoa te lembre disso quando estiver no olho do furacão.



Autora: Nolah Lima