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Sistemas de raiva e dominação

por Marshall B. Rosenberg, Ph.D.

(Tradução Manoel Araujo - postagem original em inglês: http://nwcompass.org/about-nvc/anger-domination/)


O que segue é uma transcrição das falas de parte de uma oficina sobre raiva liderada pelo Dr. Rosenberg na Inglaterra, em maio de 1999. O Dr. Rosenberg é fundador do Centro de Comunicação Não Violenta e diretor de serviços educacionais. Ele é autor do livro Comunicação não violenta: uma linguagem de compaixão (Puddle Dancer Press, 1999). Marshall às vezes usa Chacal como uma metáfora para a linguagem alienada que contribui para a violência contra si e para os outros, e Girafa como uma metáfora para o modelo de Comunicação Não violenta que ele criou.

Marshall: Para mim, o assunto da raiva é muito uma questão política. Para mim, a raiva não é uma questão central e estou preocupado com o pensamento de raiva como um problema. Pensar sobre a raiva como um problema é como um homem que tem o hábito de fumar na cama e pegar a casa em chamas e ele percebe que há sempre este maldito alarme de incêndio.


Ele fica realmente irritado e ele continua mudando de casa porque não gosta de lidar com o alarme de incêndio. Para mim, em muitos aspectos, a raiva é o alarme de incêndio. Por que estar preocupado e preocupado com o alarme de incêndio?

Então, para mim, a raiva não é o problema. Para mim, o problema é o pensamento que a cria. É uma certa qualidade de pensamento que apóia sistemas de dominação.

Por sistemas quero dizer governos, organizações, instituições que regulam os assuntos humanos. Em seus livros, The Powers That Be and Engaging the Powers , o teólogo Walter Wink fala sobre os sistemas de dominação sendo aqueles em que algumas pessoas controlam [muitos] para sua própria vantagem. Nos sistemas de dominação você tem que treinar as pessoas para pensar de maneiras que suportam o sistema, então elas se encaixam no sistema.


Os sistemas de dominação requerem:

  1. Supressão de si mesmo

  2. Julgamentos morais

  3. Amtssprache (essa expressão foi usada por oficiais nazistas para descrever uma linguagem burocrática que nega a escolha, com palavras como deveria, tinha que)

  4. O conceito crucial de merecer

Agora, a raiva é o resultado, é um alarme de incêndio que nos diz que estamos pensando de forma a apoiar os sistemas de dominação; Você está pensando de uma maneira que contribui para a ordem mundial opressiva e você faz parte disso.


Então eu não quero livrar-me disso, nesse sentido eu não quero ser como o homem que continua movendo sua casa por causa do alarme. Eu quero fazer uma mudança radical no meu pensamento, então não estou pensando em formas que participem dos sistemas de dominação no mundo. Então, os sistemas treinam as pessoas para pensar de maneiras que suportam o sistema. E, como somos treinados para comunicarmos, obviamente, vamos afetar nosso desenvolvimento humano.


Nós fomos treinados para ser pessoas mortas ou intimidadas. Quando você está em uma posição de autoridade, você se justifica em ser um valentão. Você não se chama um valentão - você se chama uma autoridade. Nos sistemas de dominação, as autoridades recebem poderes legais para se intimidar através do sistema de merecimento, em que punição, recompensas e outras formas de coerção levam você a fazer coisas.


Como os seres humanos desenvolvem, obviamente, vai afetar nossa compreensão sobre a natureza dos seres humanos (o que pensamos ser a natureza dos seres humanos). Isso é o que nos leva a criar o tipo de sistemas que criamos. É por isso que eu gosto muito dos livros da Water Wink. Ele vê nos últimos cinco mil anos um certo tipo de consciência do que são os seres humanos.


Por exemplo, se você acha que os seres humanos são maus, miseráveis, horríveis - e esta visão tem sido amplamente difundida por vários milhares de anos, que os seres humanos estão contaminados com uma energia maligna - então, obviamente, você precisa configurar um sistema que seja controlado de cima por aqueles que são mais morais, como você e eu! E ainda fico cauteloso com você para lhe dizer a verdade!


O problema é que o sistema tem um problema para decidir quem é a pessoa mais moral e quem é que sabe controlar as outras pessoas. Houve alguns experimentos, o direito divino dos reis e vários outros, mas a idéia é que o sistema segue com uma certa consciência sobre o que os seres humanos são, eles precisam ser controlados. O principal meio é um método coercivo de controlar os seres humanos para mantê-los pensando que são inúteis.


Quais são os sistemas básicos utilizados?


Punição - fazer as pessoas sofrerem - toda a idéia de penitência é fazer com que as pessoas mudem. Primeiro você tem que fazer com que as pessoas vejam que são horríveis. É por isso que uma das primeiras coisas que uma criança deve ser ensinada a dizer, e dizer bem, é "Desculpe".


Vamos pegar um fantoche-filho do chacal.


Pai Chacal: Peça desculpas.

Filho Chacal: Desculpe.

Pai Chacal: Você não está verdadeiramente arrependido! Eu posso ver no seu rosto que você não se arrepende.

Filho Chacal: (começa a chorar) Desculpe.

Pai Chacal: eu te perdoo.


É o que você tem que fazer, você tem que fazer com que as pessoas se sintam mal por elas mesmas e sejam penitentes.


É por isso que nos Estados Unidos chamamos essas instituições penitenciárias. Toda a idéia é que você precisa fazer com que as pessoas percebam que são maus, então você precisa de um idioma que faça isso, você precisa de um julgamento moralista que implique o mal com palavras como: bom, ruim, certo, errado, anormal, incompetente etc. Todos os tipos de palavras que o fazem errado.


Há culturas inteiras que não foram assim, onde quase não há violência. Eles não têm essa linguagem.


Pergunta: "Onde estão essas culturas?"


Marshall: Todo mundo quer se mudar para lá! Felizmente, há muitos deles.

Felizmente, a antropóloga Ruth Benedict fez muita pesquisa nesta área. Um bom lugar para começar é um artigo em Psychology Today , junho de 1970 intitulado "Sinergia-Padrões da Boa Cultura". Ela escreveu muitos livros sobre o assunto desde a década de 1920. Ela encontrou-os em todo o mundo. Quando ela começou, ela não tinha certeza de que ela encontraria alguma.


A tribo com a qual eu tive algum contato é a tribo de Orang Asilie na Malásia. Nunca esquecerei o que o meu tradutor estava dizendo antes de começarmos. Ele estava examinando como ele iria traduzir. Ele apontou que seu idioma não tem verbo para ser, como [você é] bom, ruim, errado, certo. Você não pode classificar as pessoas se você tira o verbo para ser. Como você vai insultar as pessoas? Você tira noventa por cento do meu vocabulário! Então eu digo o que você vai dizer se eu disser "Você é egoísta"?


"Isso vai ser difícil, eu traduzi-lo assim: Marshall diz que ele vê que você está cuidando suas necessidades, mas não as necessidades dos outros". Ele diz:

"Na minha língua, você diz às pessoas o que estão fazendo e o que você gosta de fazer de maneira diferente, não nos ocorre dizer às pessoas o que elas são".

Ele então fez uma pausa e ele me olhou com sinceridade e disse: "Por que você xingaria uma pessoa?"


Eu disse que você deve saber quem punir. O castigo é um conceito totalmente estrangeiro nestas tribos e culturas. Ele olhou para mim e disse:

"Se você tem uma planta e não está crescendo da maneira que você gostaria, você vai puni-la? Toda a idéia de punição está tão enraizada em nós que é difícil para nós imaginar outras opções.

É totalmente estranho às pessoas que não foram educadas na cultura de sistemas de dominação. Em muitas dessas culturas, eles olham as pessoas que feriram os outros desta maneira: não são ruins, esqueceram sua natureza. Eles os colocaram em um círculo e eles lembram a sua verdadeira natureza, o que é ser seres humanos reais. Eles ficaram alienados e eles os recuperaram.


Pergunta: Qual o nome da tribo novamente?


Marshall: The Orang Asilie. Isso é interessante. Este não é o nome deles é o nome que as culturas que os rodeiam os denominaram e significa "pessoas primitivas".


As pessoas geralmente perguntam o que você estava fazendo lá, ensinando-lhes a linguagem do girafa quando eles têm sua própria linguagem Girafa? É triste; eles estavam fazendo muito bem. Eles vivem na floresta onde as árvores têm um grande valor econômico no mundo exterior, então agora as empresas madeireiras estão entrando no espaço deles. Eles não sabem falar Girafa com pessoas que falam como Chacal. Eles têm um senador que representa 60 mil pessoas. Na Malásia, eles ouviram falar do meu trabalho e me perguntaram se eu poderia fazer alguma coisa. Ele diz: "Você sabe que há consultores que nos mostrarão como usar armas, não há escassez disso, para recuperar nossa terra". O senador esperava que houvesse outra maneira.


Então, de volta à raiva. Espero que você esteja começando a ver que a raiva não é o problema. A questão para mim é o pensamento. Walter Wink observa com muita pungência que os sistemas de dominação exigem que a violência se torne agradável.


Você deve tornar a violência agradável para que os sistemas de dominação funcionem. Bob Kandeh da Serra Leoa sabe. Você pode fazer com que os jovens gostem de cortar os braços de outros jovens na Serra Leoa por causa do pensamento de que você está dando às pessoas o que merecem. Essas pessoas apoiaram esse governo. Quando você realmente pode justificar por que as pessoas são ruins, você pode desfrutar do seu sofrimento.


Nos Estados Unidos, no momento em que as crianças estão mais assistindo à televisão, entre as 7 e as 21 horas, em 75% dos programas, o herói mata alguém ou os supera. Então, quando a criança média tem quinze anos de idade, eles observaram trinta mil espancamentos e assassinatos realizados pelos "bons". O que isso faz com a nossa consciência? E quando ocorre o golpe e o assassinato? No clímax orgásmico; Nós recebemos alegria orgástica da violência.


Agora, provavelmente, isso não é televisão; Está acontecendo de acordo com Walter Wink há cinco mil anos. O que acontece quando mostramos isso de forma repetitiva para as crianças? É ruim o suficiente se eles vão para a Igreja ou a sinagoga uma vez por semana e escutam um teólogo pensativo do chacal que usa o bom livro para justificar a violência e a punição do mal. É ruim o suficiente para ter uma vez por semana, mas quando apareceu na tela como arte em frente aos olhos das crianças em seus anos de crescimento, o que acontece? Você vê que você tem que tornar a violência agradável.


Então, a raiva é apenas o sentimento humano que resulta disso. Fico feliz que estivéssemos aqui para estudá-lo, porque estar aqui para nos libertar de nossa ira significa que estamos aqui para nos libertar desses sistemas. Isso requer uma transformação radical em nosso pensamento. Voltamos à vida, porque ajustar a nossa raiva significa que estamos mortos. As pessoas ficam surpresas ao ouvir isso porque (levanta a voz) "Eu me sinto tão vivo quando estou com raiva". Você não é! Você tem muita adrenalina. Eu não diria que estávamos vivos, eu diria que quando estamos vivos estamos conectados à vida. Podemos estar conectados à vida quando fomos treinados para pensar em uma vida servindo.


Então, vamos contrastar os dois sistemas, o sistema de dominação e o sistema de serviço de vida. Como a vida funciona?


Temos necessidades, todas as criaturas vivas têm necessidades, e temos um maravilhoso sistema de alarme que nos alerta quando nossas necessidades não estão sendo atendidas. O que é esse alerta? Um sistema motivacional chamado sentimentos. Em seu livro Intelligence Emocional , Daniel Goleman ressalta que esta é uma função natural das emoções. Eles nos dizem quando não estamos recebendo nossas necessidades atendidas. Por exemplo, se minha necessidade de comida não está sendo atendida, mas não tenho sentimentos, então eu estou morrendo de fome. É como pessoas que têm problemas neurológicos que não sabem se sua mão está em chamas ou não.


Então, os sentimentos são muito importantes. Eles nos mobilizam para que nossas necessidades sejam atendidas.

Quando nossa necessidade é atendida, temos sentimentos prazerosos para comemorar. Este é um sistema natural. Estamos em um sistema de serviço de vida. Queremos servir a vida. Queremos treinar as pessoas a pensar dessa maneira, a pensar em termos de sentimentos, em termos de necessidades e de ações que supram essa necessidade.


Isto é basicamente sobre o que é a comunicação não-violenta. Se você quiser servir a vida, você deseja criar sistemas que servem a vida. Precisamos realmente ser conscientes momento a momento.

Precisamos ser tão inteligentes como abelhas e cachorros - ligados à vida. Talvez seja bom ter opiniões sobre a situação mundial, mas se você está morrendo de fome, você precisa obter algum alimento em seu sistema. Vamos realmente concentrar nossa consciência em nossas necessidades humanas, sentimentos e ações que cumprem a necessidade.


Agora, a raiva é um sentimento, mas a raiva nos diz que entrou um intruso cancerígeno. Temos uma necessidade que não está sendo encontrada, portanto está criando alguns sentimentos, mas estamos pensando de uma maneira que serve sistemas de dominação, e isso está colocando uma energia tóxica em um sistema natural. A raiva e seus primos, depressão, culpa e vergonha são uma parte dos sistemas de dominação.


A raiva nos diz que estamos pensando que o cara mau é outra pessoa. Com depressão, culpa e vergonha, somos o malfeitor, esses são os sentimentos que resultam do pensamento de sistemas de dominação.

Para aprofundar neste tema, em seu livro, Comunicação Não Violenta: Uma Linguagem de Compaixão , e em uma fita de áudio intitulada Expressando e Recebendo a Raiva Com Compaixão , Marshall mostra como podemos transformar a raiva em sentimentos ligados à vida que nos ajudarão a atender às necessidades.



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